quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Governo britânico quer autorizar casamento homossexual



in: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2940563&page=-1



O governo britânico anunciou esta terça-feira que pretende autorizar os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, manifestando igualmente abertura para a eventual realização de uniões pelas diferentes religiões presentes no país, à exceção da Igreja Anglicana.


O projeto foi anunciado na Câmara de Comuns pela secretária da Cultura britânica, Maria Miller, que pretende incluir estas novas disposições numa lei no início do próximo ano.

"Esta evolução histórica vai significar que, pela primeira vez, casais do mesmo sexo vão poder casar-se em cerimónias civis", indicou a responsável pela tutela da Cultura.

"As nossas propostas significam que o casamento será aberto a todos", frisou Maria Miller.

O texto apresentado prevê que o casamento religioso entre duas pessoas do mesmo sexo continuará a ser "ilegal" na Igreja Anglicana, maioritária no Reino Unido, deixando, no entanto, à consideração das outras confissões religiosas presentes no país a possibilidade de celebrarem ou não casamentos 'gay'.

Maria Miller afirmou que a Igreja Anglicana (também denominada Igreja da Inglaterra e Gales) manifestou de forma clara a sua oposição face aos casamentos homossexuais religiosos, o que levou o governo britânico a determinar "explicitamente" que será ilegal esta igreja celebrar estas uniões.

"Acredito de forma convicta que, se um casal deseja mostrar o seu amor e o seu mútuo compromisso, o Estado não deve ser um obstaculo", declarou Maria Miller, concluindo que este projeto vai permitir "construir uma sociedade mais justa para todos".

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2940563&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue