domingo, 19 de junho de 2011

Gays esperam continuar na agenda política

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1882426&page=-1

Gays esperam continuar na agenda política

A Marcha do Orgulho Gay, um momento de afirmação das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT), voltou hoje às ruas de Lisboa com a expectativa de que os seus direitos continuem a estar na agenda política.

"Espero que os direitos das pessoas LGBT continuem a ser um tema importante da agenda política de todos os partidos, de toda a sociedade, porque na Direita também existem pessoas LGBT, também há famílias que não veem os seus direitos reconhecidos", disse à agência Lusa João Carlos Louçã, da organização.

Neste momento de crise, adiantou, esta marcha volta a ser uma iniciativa de afirmação em que se defendem questões legais que continuam por resolver, como a do reconhecimento da parentalidade aos mais diversos níveis como a adopção e a co-adoção ou a procriação medicamente assistida.

Há 12 anos a Marcha do Orgulho Gay conseguiu apenas reunir 200 pessoas, a maioria sem permitir imagens, sendo a iniciativa apenas divulgada por porta-vozes. Hoje, o movimento arco-íris (símbolo usado pelas pessoas LBGT), encheu o largo do Príncipe Real "sem medos nem vergonhas", exibindo efetivamente o orgulho em ser diferente e exigindo em festa direitos iguais.

Este ano, a iniciativa foi organizada por 21 organizações e teve como temas chave a liberdade, a igualdade e solidariedade.

A marcha saiu do Príncipe Real, passou pela rua D. Pedro V, rua de São Pedro de Alcântara, largo Trindade Coelho, rua da Misericórdia, largo do Chiado, rua Garret, rua do Carmo, Rossio (lado do Arco do Bandeira), rua da Betesga e terminou na praça da Figueira (espaço pedonal central).

As Marchas do Orgulho LGBT -- Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero - acontecem todos os anos em várias cidades do mundo para lembrar o dia 28 de Junho de 1969, data em que, na cidade de Nova Iorque (EUA), homossexuais e transsexuais resistiram coletivamente às habituais rusgas policiais.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1882426&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue