terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia Mundial de Luta contra a Homofobia com marcha, debates, abraços grátis e jornal dirigido por Lady Gaga

http://sol.sapo.pt/

Uma marcha para «romper o silêncio e combater a vergonha», debates, abraços grátis e a edição de um jornal dirigido pela estrela pop Lady Gaga assinalam hoje em Portugal o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia.

A Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia (PATH), criada em Janeiro e constituída por várias organizações não governamentais, promove hoje uma marcha em Coimbra, cuja concentração está marcada para as 17h nos Jardins do Convento de Santa Clara.

Num manifesto, disponibilizado na página electrónica da marcha, a PATH destaca este ano «a luta pelo reconhecimento das diversas identidades de género, tais como a transexualidade e o transgenderismo, relegadas sistematicamente para espaços de exclusão».

«Encaramos a intervenção no espaço público como uma forma de lutar pela mudança de mentalidades e reivindicar as liberdades de todos e de todas. Assim, em Coimbra, saímos à rua a 17 de Maio para romper o silêncio e combater a vergonha», refere o manifesto.

Para mostrar que «as pessoas são todas iguais» e porque um abraço «diz mais do que muitas palavras», a rede ex-aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes -, promove em Lisboa a iniciativa 'Free Hug'.

Segundo disse à Lusa o seu presidente da associação, Manuel Abrantes, voluntários da rede irão oferecer abraços a quem, entre as 17h30 e as 18h30, passar pela Gare do Oriente.

Logo pela manhã, chega a vários pontos da grande Lisboa e do grande Porto uma edição do jornal Metro especial, dirigida pela cantora pop norte-americana Lady Gaga.

De acordo com a Metro International, presente em 18 países, a edição do jornal Metro desta terça-feira dará «visibilidade às temáticas da igualdade, individualidade e direitos dos homossexuais».

Lady Gaga é considerada a nova rainha da pop e ícone de moda, para quem a música é apenas uma parte de uma performance artística. Em Dezembro do ano passado estreou-se em palcos portugueses com um concerto no Pavilhão Atlântico.

Para assinalar este dia, está também marcado o Seminário sobre Boas Práticas de Luta contra a Homofobia, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que se inicia às 10h no Centro de Informação Urbana, no Picoas Plaza.

Ao final do dia, às 19h decorre na sede da ILGA um debate centrado nas propostas dos partidos com representação parlamentar no âmbito da luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género, para o qual foram convidados representantes daquelas estruturas.

Na rede social Facebook foi criado um evento que apela a que hoje se use uma peça de roupa roxa «para assinalar a luta contra a homofobia e a transfobia e em memória das pessoas que sofreram violência ou morreram por estas razões».

Há 21 anos, a Assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais, tendo a data sido estabelecida como o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia.

Lusa/SOL



http://sol.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue