quarta-feira, 4 de maio de 2011

Associações marcham contra homofobia e transfobia

http://www.cmjornal.xl.pt/


Um grupo de associações promove em Coimbra um marcha de apoio ao Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia e Transfobia, que se assinala a 17 de Maio.



A marcha, sob o mote "Transforma-te", percorre diversas artérias da Baixa da cidade, nas duas margens do rio Mondego, e é promovida pela Plataforma Anti-Transfobia e Homobia de Coimbra (Path), constituída para o efeito, anunciou Hélia Santos durante uma conferência de imprensa, hoje, em Coimbra.

Reunindo as associações Não Te Prives -- Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB) e cultural Janela Indiscreta, a Rede Ex Aequo, as repúblicas de estudantes de Coimbra Marias do Loureiro e Baco, a Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC (Associação Académica de Coimbra) e a SOS Racismo, a PATH, decidiu "alargar o âmbito" da marcha, organizando também, entre 2 e 17 de Maio, "outras actividades da cariz cultural e comemorativo", no sentido de reforçar "o carácter informativo e político da marcha", acrescentou aquela responsável.

Entre essas iniciativas, de salientar, designadamente, o Ciclo de Cinema Queer Português, no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) e na Casa das Caldeiras, debates (o primeiro dos quais sobre "Feminismos Queer e Movimentos LGBT" (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), em 3 de maio, no foyer do TAGV, com Salomé Coelho, da UMAR, e Ana Cristina Santos, da Não Te Prives), e concertos.


1 comentário:

  1. Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
    Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes... Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
    É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
    Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço  www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com .
    P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões.
    Atenciosamente JORGE VIDAL

    ResponderEliminar

Seguidores

Arquivo do blogue