quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Australiana impedida de casar em Lisboa com namorada portuguesa

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2147135


O ex-governador da Tasmânia - uma ilha e um estado australiano -, David Bartlett, solicitou ao Partido Trabalhista Australiano, do qual é membro, que modifique a legislação sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo de forma a que a sua irmã possa casar com a namorada com quem vive em Portugal.

Angela Borella, de 40 anos, meia-irmã do ex-governador da Tasmânia, não vai poder casar com a sua namorada, Filipa Santos, em Lisboa, no próximo ano. E isto porque o Governo australiano recusa-se a passar um documento atestando a inexistência de qualquer impedimento ao casamento, já que naquele país a união de pessoas do mesmo sexo é proibida por lei.

O pedido do ex-governador acontece nas vésperas de um congresso do Partido Trabalhista, durante o qual a actual primeira-ministra, Julia Gillard, irá solicitar o voto favorável para uma mudança na legislação sobre casamentos.

"A minha irmã encontrou o verdadeiro amor. E é assustador que ela não possa expressar esse verdadeiro amor num outro país que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo pelo facto da Austrália não reconhecer essa união", afirmou David Bartlett, citado pelo jornal "The Age".

Por seu turno, Angela Borella afirmou ser "ridículo" que a sua "parceira possa legalmente casar com outra mulher aqui em Portugal, onde ambas vivemos, mas o Governo australiano consiga impedir que ela se case comigo".

De acordo com o "The Age", países como a Holanda e os EUA deixaram de exigir o referido documento a cidadãos australianos, como forma de evitar o condicionamento que a Austrália impõe aos seus cidadãos que pretendem casar com pessoas do mesmo sexo em países onde tal é possível.


in: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2147135

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue