quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto Eu Sou Gay lança vídeo contra discriminação sexual

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110706095301&assunto=30&onde=Viver



Começou como uma revolta contra um crime que parecia recorrente nos noticiários, ainda que insensato em pleno ano de 2011: a homofobia, que, no caso, resultava em morte. O movimento #eusougay, lançado e disseminado pela internet, com ajuda das redes sociais, lançou o produto da mobilização de 2,5 mil internautas que, de uma forma lúdica, formalizaram o grito pelo fim de uma intolerância ainda insistente no país: um vídeo de pouco mais de 20 minutos, com fotografias de pessoas de todo o país (e fora dele) com o símbolo do movimento #EuSouGay.

O texto original, postado no blog Projeto Eu Sou Gay explica o motivo. A jovem Adriele Camacho de Almeida, de 16 anos, foi assassinada na cidade de Itarumã, em Goiás, no dia 6 de abril deste ano. A suspeita era que um fazendeiro, com ajuda de seus dois filhos, tivesse realizado o crime por não aceitar o suposto relacionamento da garota com a filha dele. Adriele foi vítima de uma ignorância cultural, mas o sentimento era de que muitos encarariam a situação como ‘normal’. Foi contra essa ‘normalidade’ que a convocação foi lançada, no dia 12 de abril.

A proposta, que teve adesão em massa no rede de microblogs Twitter, é a de exibir pessoas além de sua orientação sexual, considerando que ‘ser gay’, é um posicionamento de insatisfação contra a inércia de um mundo que insiste em negar direitos, segregar e calar. O retorno foi além do vídeo exposto e rendeu ao grupo que lançou a idéia, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, da Associação da Parada LGBT em São Paulo, na categoria internet.

O vídeo é uma iniciativa da jornalista pernambucana Carol Almeida, com ajuda de Daniel Ribeiro, Danilo Saraiva e Fábio Leal. A trilha sonora original é composta por Tatá Aeroplano e Gustavo Galo e gravada pela Trupe do Chá de Boldo, os cantores Hélio Flanders, Márcia Castro, além do próprio Tatá Aeroplano e Galo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue