Um projeto lançado na terça-feira (12) pretende mobilizar a sociedade para combater a homofobia e a intolerância contra minorias sociais.
O blog #EuSouGay (projetoeusougay.wordpress.com) traz um manifesto baseado nos recentes casos de violência contra homossexuais e pede fotos e vídeos de internautas exibindo a hashtag que dá nome ao projeto.
"Adriele Camacho de Almeida, 16 anos, foi encontrada morta na pequena cidade de Itarumã, Goiás, no último dia 6. (...) Segundo o delegado, o crime é de homofobia. Adriele era namorada da filha do fazendeiro que nunca admitiu o relacionamento das duas. (...) Eu conhecia Adriele Camacho de Almeida. E você conhecia também. Porque Adriele somos nós. Assim, com sua morte, morremos um pouco. (...) É cada vez mais difícil acreditar, mas tudo indica que Adriele foi vítima de um crime de ódio porque, vulnerável como todos nós, estava amando", abre o primeiro post do blog.
Os organizadores do projeto - a jornalista Carol Almeida e o diretor de curtas Daniel Ribeiro - farão um vídeo com o material coletado e pretendem exibi-lo em festivais e fóruns. Daniel tem no currículo os curtas "Café com Leite" (2008) e "Eu Não Quero Voltar Sozinho" (2010).
"A ideia não é mobilizar apenas gays ou combater apenas a homofobia. É um manifesto contra o ódio. Por acaso a homofobia é o ódio da vez, porque estão surgindo mais notícias e testemunhos em vídeo sobre o assunto, mas há pouco houve o preconceito contra nordestinos no Twitter. E tem nordestino que odeia gays e vice-versa, por exemplo. Nesta campanha, 'ser gay' é estar no papel do outro", detalha Ribeiro.
Segundo o diretor, mais de 400 pessoas já participaram nas primeiras 24 horas em que a campanha foi lançada. "Estamos com outras ideias em mente e tentando mobilizar mais pessoas famosas. Ainda está tudo acontecendo muito rápido, mas a resposta que recebemos está bem positiva", conta.
Um dos posts do blog traz uma fotomontagem com as primeiras fotos de anônimos e algumas personalidades, como a política Soninha Francine e os apresentadores da MTV Didi Effe e Marimoon.
http://www.24horasnews.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário