segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nova Lei de Identidade de Género‏


Foram aprovadas
, no dia 1 de Outubro de 2010 em Assembleia de República, as duas propostas de alteração da lei que regula o procedimento de mudança de sexo e nome próprio no registo civil que, até agora, apenas era possível através de uma acção judicial em tribunal que se arrastava durante anos.

Com 111 votos a favor, 2 abstenções e 90 votos contra a proposta do Governo, e 108 votos a favor, 76 abstenções e 19 votos contra a proposta do Bloco de Esquerda, ambas as propostas seguirão agora para a comissão da especialidade para se tornarem numa proposta única.

Podes ler em detalhe a Proposta de Lei 37/XI, da autoria do Governo, entitulada "Cria o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil e procede à 18.ª alteração ao Código do Registo Civil", assim como a sua Actividade Parlamentar e Processo Legislativo.

E ler em detalhe o Projecto de Lei 319/XI, da autoria do Bloco de Esquerda, entitulado "Altera o Código do Registo Civil, permitindo a pessoas transexuais a mudança do registo do sexo no assento de nascimento", assim como a sua Actividade Parlamentar e Processo Legislativo.

Em breve, mediante a apresentação numa conservatória do registo civil de um relatório elaborado por uma equipa clínica multidisciplinar de sexologia clínica que comprove o respectivo diagnóstico, será efectuda a mudança de sexo e nome próprio no prazo de 8 dias.



Lê mais em:

Destak, 2 de Setembro "Associações consideram positiva iniciativa do Governo"
Destak, 29 de Setembro "Falta de reconhecimento legal atira transexuais para situações de exclusão social"
Dezanove, 2 de Setembro "Governo simplifica processo de mudança de sexo e de nome"
Dezanove, 1 de Outubro "Dia T: “A primeira coisa que vou fazer mal a lei seja publicada é ir ao registo”"
Diário de Notícias, 30 de Setembro "Mudar nome sem passar no tribunal"
Diário de Notícias, 1 de Outubro "Transexuais: Diplomas do Governo e do BE para simplificar registo civil do nome e sexo aprovados na generalidade"
Expresso, 2 de Setembro "Mudança de sexo e de nome terá processo simplificado "
Expresso, 29 de Setembro "Falta de reconhecimento legal deixa transexuais em situações de exclusão social "
Público, 29 de Setembro "Associações dizem que transexuais são mais excluídos socialmente"
Público, 30 de Setembro "Esterilização divide esquerda e PSD no caso dos transexuais"
Visão, 7 de Setembro, "Proposta de Lei que regula o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil e procede à alteração do Código do Registo Civil "
Visão, 1 de Outubro "Transexuais: Diplomas do Governo e do BE para simplificar registo civil do nome e sexo aprovados na generalidade"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores