quarta-feira, 11 de julho de 2012

Irlanda admite referendo para legalizar casamento gay


in: http://www.jn.pt/



A Irlanda deverá realizar um referendo sobre o casamento homossexual, num país que apenas reconhece alguns direitos aos relacionamentos de gays e lésbicas, afirmou o ministro da Educação, o trabalhista Ruari Quinn.

De acordo com o ministro, o Partido Trabalhista, parceiro minoritário do Governo do conservador Fine Gael (FG), apoia a legalização destes matrimónios, que no entanto não figuram na Constituição irlandesa.

Os irlandeses deverão ser convocados às urnas para se pronunciarem em consulta popular sobre uma eventual alteração da sua lei fundamental, como está previsto na legislação do país.

O ministro dos Transportes, membro dos conservadores do FG, admitiu entretanto que "provavelmente" apoiará a legalização dos matrimónios entre homossexuais caso a questão seja colocada ao conjunto do país.

Em julho de 2010 a Irlanda ratificou a lei das Relações Civis, que pela primeira vez no país concedeu o reconhecimento legal das uniões de facto entre o mesmo sexo.

Desde então, as pessoas que coabitam garantem apoio legal em questões de propriedade imobiliária, bem-estar social, direitos de sucessão, pensões e impostos.


http://www.jn.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue