sexta-feira, 16 de abril de 2010

16 de Abril - «Day of Silence»

Hoje, 16 de Abril, jovens nos Estados Unidos da América aderiram ao "National Day of Silence", "Dia Nacional do Silêncio", um movimento com o objectivo de chamar à atenção para a violência escolar e bullying contra jovens LGBT (lésbicas, gays, bisexuais e transgéneros) - ou entendidos como tal.

A incompreensão por parte da sociedade, em relação a questões de orientação sexual e identidade de género e os muitos mitos, preconceitos e estereótipos a eles associados fazem com que essa violência escolar (e noutros contextos) ainda seja uma realidade, mesmo em pleno século XXI.

Tais atitudes a que jovens LGBT (ou que não se identifiquem como LGBT mas são entendidos como tal), são sujeitos, pode desencadear todo o tipo de consequências negativas desde abandono escolar, depressão, auto-mutilação, tentativa e (nalguns casos concretização) de suicídio.
É tempo de dizer «Chega!», de todos os LGBT serem tratados com o respeito que, como seres humanos que são, merecem de pleno direito.

Muitas vezes, por medo, vergonha, os jovens LGBT sofrem vários tipos de violência (em meio escolar e não só) e permanecem no silêncio.

Hoje, jovens por toda a América (EUA) fizeram um voto de silêncio, para chamar a atenção para este silêncio a que muitos jovens LGBT são obrigados simplesmente por uma característica sua como a sua orientação sexual ou identidade de género.

Toda a informação sobre o «National Day of Silence» no site oficial:
http://dayofsilence.org/index.cfm

"What are you going to do to end the silence?"






Seguidores